quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Modelo de Questionário de Pesquisa

Este questionário objetiva colher a opinião de especialistas em gestão de projetos sobre a importância da liderança como um fator crítico de sucesso em projetos, baseando-se nos conceitos do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), apresento algumas das principais habilidades que um Gerente de Projetos deve exercer durante o ciclo de vida do projeto.

Para avaliar a atuação dos líderes de sucesso, marque de acordo com sua percepção o valor que melhor lhe parece representar o grau de importância das habilidades abaixo em relação às fases de projeto, notem que a fase iniciação não consta no questionário uma vez que os liderados não participam desta etapa e, mesmo o gerente de projetos é apenas nomeado.


Escala

Equivalência

Interpretação

1
Não tem importância nenhuma
Indica de maneira absoluta que o item avaliado está ausente ou não possui nenhuma importância.
2
Menos Importante
Indica um baixo grau de presença do item, seja por deficiência ou pouca importância do mesmo.
3
Moderada Importância
Indica um grau de importância moderada (aceitável) do item.
4
Alta Importância
Indica um alto grau de importância do item, mas não de forma plena.
5
Mais importante
Indica que não há dúvidas de que o item está totalmente presente.

A seguir é apresentado um modelo de quadro de avaliação das habilidades dos líderes de projetos:




HABILIDADES DO LÍDER OU GERENTE DE PROJETOS
FASES DO PROJETO

PLANEJAMENTO

EXECUÇÃO
CONTROLE E MONITORAMENTO

ENCERRAMENTO




Adaptabilidade

Auto-avaliação precisa

Autoconfiança

Autoconsciência Emocional

Autocontrole emocional

Catalisação em mudanças

Comunicação

Confiabilidade

Consciência organizacional

Desenvolvimento dos demais

Empatia

Gerenciamento de conflitos

Influência

Iniciativa

Motivação

Orientação a serviço

Otimismo

Superação

Trabalho em equipe e colaboração

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